Sobre o Quadribol

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sobre o Quadribol

Mensagem  Admin em Sab Jul 25, 2009 7:12 pm

Quiddich (Quadribol)


Campo:

O campo onde o jogo ocorre tem formato oval, com 152 metros de comprimento por 55 de largura e uma área circular de aproximadamente 60 centímetros de diâmetro ao centro, de onde as bolas são lançadas. O campo ainda possui, de cada lado, duas "pequenas áreas" onde se encontram três balizas ou aros, cada uma com 15 metros de altura, em frente às quais se posiciona o goleiro para defendê-las da goles lançada pelos artilheiros do outro time.


Bolas

O Quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços (bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch).


Bludgers (Balaços)

Os primeiros balaços (ou "pedraços") eram, como vimos, pedras voadoras, e na época de Mumps tinham sido meramente desbastadas
para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebrados pelas maças magi-camente reforçadas dos batedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra pelo resto da partida. Provavelmente deve ter sido esta a razão de alguns times de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo
desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.

As leves mossas dos bastões magicamente reforçados usados pelos batedores são visíveis bem como as marcas inconfundíveis de manufatura bruxa (em oposição à trouxa) - a lisura da curvatura, a perfeita simetria. Um fato decisivo foi que cada um dos espécimes voou pelo meu escritório e tentou me derrubar no chão quando sua caixa foi aberta.

Com o tempo, os bruxos descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mossa deixada nele afetava sua capacidade de voar em linha reta). Atualmente eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se permitirmos que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, donde a tarefa do batedor é rebater os balaços para o mais longe possível do seu próprio time.

Quaffles (Goles)

A goles (em Portugal: quaffle) é usada pelos artilheiros para marcar gols em um dos três arcos. Cada gol corresponde a dez pontos.

Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo
e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura marrom.
Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação leve, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar seu controle; sua cor foi mudada de marrom para vermelho, para facilitar sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Atualmente, a goles tem 30,5 centímetros de diâmetro.

Golden Snitch (Pomo de Ouro)

Como o nome indica, é uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O Pomo de Ouro (Snitch)costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos.

Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do Pomorim
Dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo devendo ser capturado.


Os jogadores

Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).


Seeker (Apanhador)

A função do apanhador é capturar o Pomo de ouro (em Portugal: Snitch Dourada). Em cada time de Quadribol existe um apanhador; se este for atingido por um balaço, não pode ser substituído.

Chaser (Artilheiro)

Os artilheiros são os únicos, além do goleiro (Keeper), autorizados a manter a posse da goles (Quaffle); sua função é marcar gols. Cada
time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços (Bludgers), por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.

Beater (Batedor)

Há dois batedores em cada time, equipados com um taco cada.
O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços (em Portugal: Bludgers) dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários. Protegem os apanhadores (seeker).
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.

São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.

Keeper (Goleiro)

O goleiro é o jogador de Quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles (em Portugal:quaffle), marquem gols. No ínicio do Quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje existe uma área que facilita o serviço.

Admin
Admin

Mensagens : 12
Data de inscrição : 25/07/2009

Ver perfil do usuário http://hp-onlinerpg.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum